Relato aqui nessas linhas, minha ilíada e odisséia. Mas não no sentido mítico, mas no que se diz respeito a uma verdadeira batalha tortuosa até a ida para a universidade, para muitos, a "facu", termo que me policio constantemente para não usá-lo, assim como findi. Não é difícil achar o útimo, basta acessar seu facebook ou o falecido orkut numa segunda. Todos tiveram um findi mais que perfeito; fotos fazendo biquinho, polegar indicando positivo,aquela fila de meninas com os cabelos e roupas iguais, do lado da outra, baladas sertanejas universitárias (???). Gostaria já de cara fazer uma análise sobre esse sertanejo universitário.
Há uns anos atrás, gostar desse estilo de música era algo discriminado. Somente pessoas que tinham um histórico interiorano, os vovôs e vovós... era som de véio, assim diziam. A MTV no final de noventa e começo de dois mil, lançou uma série de acústicos com bandas oitentistas,muito boas diga-se passagem, que me serviram de influência para formação musical. A fórmula deu tão certo que essas bandas de rock passaram a tocar mais nas fms. Rock=Juventude. Rock acústico: tiram-se as guitarras e o som não fica pesado, como a maioria gosta. Lembro que esse neo-sertanejo começou com umas duplas gravando seus discos acústicos e também passou a tocar incessantemente nas rádios. Cada dia era uma nova dupla. Daí então a fórmula e o rótulo.
Tem uma frase que gosto muito, que tenho orgulho em dizer que essa é minha: "Se o sertanejo é universitário é porque o ensino acadêmico é decadente". Se acha um exagero, volte um pouco no final de 60. Eu sei que não viví essa época, infelizmente. Mas o que é bom permanece. Basta fazer um levantamento sobre o que diziam as letras.
Me sinto mais aliviado agora. Então vamos nos apresentar.
Eu sou o Bruno, estudante de filosofia, músico, pai do Murilo e muito feliz em compartilhar todas essas injúrias e os meus bons amigos com a Pammela, uma norte-americana maravilhosa que está aqui no Brasil estudando, morando e tentando me botar no eixo.
Para finalizar, ontem eu ouvi dentro da van, cheia de estudantes universitários: "Quem vai à festa do peão"?? Estava ouvindo Cabine C no Mp3 e tive que fazer uma pausa só para ouvir as respostas. Vocês devem imaginar as barbaridades. As de sempre. Portanto, nem me questionam mais sobre isso, pois não tenho cara de quem quer fazer amizade. Não acho que sou do contra, apenas acho que você é mais um no meio de tantos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário